Quais são as políticas públicas para autistas no Brasil?
Segundo pesquisa da USP, estima-se que haja no Brasil cerca de 2 milhões de pessoas autistas. O número chega perto de 1% da população total. Porém, a carência de instituições públicas e mecanismos eficientes de amparo à pessoas com TEA ( Transtorno do Espectro Autista) no Brasil é uma realidade cruel. A falta de preparo dos médicos é reflexo da carência ou inexistência de abordagem nas salas e aula das escolas de Medicina brasileiras para o que vai além da teoria sobre esse transtorno. É necessário instruir o futuro doutor sobre como lidar com as crises do paciente, como acolher os parentes e direcionar os portadores desse transtorno à terapias, escolas especializadas etc. Entretanto, é mais complexo ainda pensar que grande parte dessas 2 milhões de pessoas são pobres e muitas não possuem se quer um diagnóstico. Imagine uma mãe com quatro filhos que trabalha em tempo integral e não recebe mais do que um salário mínimo por mês. Para essa mulher, não existe a possibilidade de buscar a escola referência nesse assunto, muito menos médicos e terapias especializadas, se quer sobra tempo para que ela brinque ou ´´estimule´´ a aprendizagem de seu filho.
A lei nº 12.764, que “Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista” foi sancionada em 27 de dezembro de 2012. Destaca-se o artigo 3°:
´´Art. 3º São direitos da pessoa com transtorno do espectro autista:
I - a vida digna, a integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer;
II - a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração;
III - o acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde, incluindo:
a) o diagnóstico precoce, ainda que não definitivo;
b) o atendimento multiprofissional;
c) a nutrição adequada e a terapia nutricional;
d) os medicamentos;
e) informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento;``
Outras legislações que abrangem esse grupo estão em vigor e são muito importantes para facilitar o cotidiano dos autistas e suas famílias:
Lei 13.370/2016: Reduz a jornada de trabalho de servidores públicos com filhos autistas. A autorização tira a necessidade de compensação ou redução de vencimentos para os funcionários públicos federais que são pais de pessoas com TEA.
Lei 8.899/94: Garante a gratuidade no transporte interestadual à pessoa autista que comprove renda de até dois salários mínimos. A solicitação é feita através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Lei 8.742/93: A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que oferece o Benefício da Prestação Continuada (BPC). Para ter direito a um salário mínimo por mês, o TEA deve ser permanente e a renda mensal per capita da família deve ser inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo. Para requerer o BPC, é necessário fazer a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e o agendamento da perícia no site do INSS.
Lei 7.611/2011: Dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado.
Lei 7.853/ 1989: Estipula o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público e define crimes.
Lei 10.098/2000: Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Lei 10.048/2000: Dá prioridade de atendimento às pessoas com deficiência e outros casos.
Como nós sabemos, a existência de uma legislação não significa que a mesma é cumprida de maneira rigorosa. A falta de fiscalização e vontade política em criar centros especializados em maior quantidade faz com que o acesso seja escasso e precário. O que devemos fazer com as crianças autistas que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde?
Recent Posts
See AllNa economia, é muito comum o uso dos termos ortodoxia e heterodoxia. Os dois termos fazem referência a correntes acadêmicas diferentes....
hoje dia 2 de Abril que é, o dia mundial de conscientização do Autismo, este texto vem para apoiar aqueles que são afetados direta, ou indiretamente por este transtorno, muito importante os esclarecimentos, e os links para acesso as leis Acho também importante para aqueles que desconhecem o problema, temos leis excelentes no Brasil para os Autistas, mais infelizmente não são cumpridas ou respeitadas.
Assunto mega importante, mas que quase não é discutido. Precisamos falar sobre mesmo!! 👏🏼💛