top of page
Writer's picturePolitic falando

O caos na cabeça do vestibulando

Conhecido por seus tweets polêmicos, Abraham Weintraub preferiu manter a data prevista do ENEM 2020. Segundo ele, será possível que os estudantes que irão prestar o vestibular desse ano tenham aulas pela internet. Para os alunos da rede pública de ensino, um sistema digital foi colocado no ar: ´´Escola Digital´´e alunos da rede particular também estão tendo o acompanhamento pedagógico através de canais online . Porém, algo que parece ser simples como acessar a internet não é a realidade de todos os jovens no Brasil, levando muitos estudantes de baixa renda a serem prejudicados mais uma vez pela postura do Ministro.Cerca de 30% da população brasileira ainda não tem acesso à internet mas isso parece não incomodar Weintraub que prefere que o calendário siga firme como planejado. O não adiamento do exame demonstra a falta de empatia do gestor em reconhecer que tanto professores como alunos não estão preparados para o ensino à distância, assim como o sistema educacional que é focado nas atividades presenciais e raramente utiliza meios tecnológicos para a realização de encontros. Gravar aulas, editar vídeos, criar mil mecanismos e ter que se reinventar tem sido rotina para os profissionais da educação. E os estudantes? Precisam fingir não estar vivendo o caos proporcionado pela Pandemia e seguir normalmente a pesada rotina de estudos rumo à aprovação.

Além de tudo isso, muitos alunos têm reclamado do processo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio que hoje (06/03) abriu para os candidatos que pedem isenção da taxa. Esses aspirantes à vagas em universidades públicas alegam que não conseguem finalizar o procedimento de inscrição. O problema já foi apontado e não houve resposta por parte do governo, que parece negligenciar esse público. O prazo para as inscrições se encerram em poucos dias e caso nenhuma medida seja tomada, os candidatos ficarão ,provavelmente, de fora da prova.Seria essa mais uma tentativa de impedir que estudantes pobres adentrem em faculdades públicas e de qualidade? Talvez para o Ministro esses candidatos devessem se contentar com ensino técnico previsto na Reforma Educacional de 2017, que é um dos grandes orgulhos de Weintraub.

Vale lembrar que a última edição da prova foi extremamente questionável, desde a carência na abordagem de alguns assuntos históricos considerados essenciais no exame até a correção publicada em janeiro desse ano a qual divergiu muito das demais edições. Por conseguinte, o ministro sofreu uma tentativa de impeachment por 17 deputados e dois senadores federais, porém o processo foi arquivado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 05/03. Os parlamentares buscavam a abertura de um processo por crime de responsabilidade sob o argumento de que Weintraub apresenta ´´uma eloquente ineficiência`` e não é apto para o cargo.


45 views0 comments

Recent Posts

See All

ORTODOXIA x HETERODOXIA

Na economia, é muito comum o uso dos termos ortodoxia e heterodoxia. Os dois termos fazem referência a correntes acadêmicas diferentes....

Comments


bottom of page